sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Nutrição Esportiva: A importância das carnes na dieta dos atletas

As pessoas fisicamente ativas têm muitas dúvidas em relação ao consumo de carnes: eliminar do cardápio ou aumentar a quantidade? Uma resposta saudável: nem um, nem outro, ou seja: manter o consumo moderado diariamente.



Atletas e esportistas estão sendo atraídos por um estilo alimentar diferente. As pessoas estão mais conscientes do malefício que o excesso no consumo de alimentos gordurosos, com muito sal ou açúcar trazem à saúde, por isso mesmo, muitos eliminam as carnes do cardápio devido a essa filosofia.


Entretanto, como toda regra tem exceção, as carnes também têm sua importância na dieta e por isso não devem ser totalmente eliminadas.


1º Proteínas

É fato que a dieta de pessoas ativas deve conter uma maior quantidade de proteínas, tanto para reparação de lesões das fibras musculares, quanto para pequeno fornecimento de energia durante exercícios prolongados (aminoácidos de cadeia ramificada, por ex.). A proteína contida nas carnes é mais disponível para esses objetivos, afinal, possui todos os aminoácidos necessários ao organismo, e melhor absorção deles.

2º Vitamina B12

Essa vitamina do complexo B, importante para a formação do nosso DNA e saúde neurológica, só é encontrada em alimentos de origem animal, como as carnes. Quem elimina alimentos de origem animal do cardápio, deverá fazer uma suplementação da vitamina.

3º Ferro

A forma do ferro encontrada nas carnes é mais facilmente absorvida do que a forma encontrada em vegetais. O ferro é importante no transporte de oxigênio e sua diminuição no sangue pode causar apatia, cansaço fácil e anemia.

4º Zinco

O zinco é essencial na manutenção do nosso sistema imune, saúde da pele e regulação do sistema hormonal (principalmente testosterona), então, o consumo diário de carne, mantém a concentração de zinco sempre alta no sangue.

Como escolher?

Para desfrutar dos benefícios das carnes e não ter prejuízos na saúde, você deverá sempre escolher cortes magros de carnes (tanto brancas quanto vermelhas). A carne branca é naturalmente mais magra e as gorduras do peixe, por ex., são benéficas, então, o consumo delas deverá ser maior, desde que consumidas sem pele, sem ser defumadas ou enlatadas e em preparações sem fritura e queijos amarelos. Caso sua preferência sejam as carnes vermelhas, sem problema algum também, desde que as porções sejam controladas durante o dia (elas possuem naturalmente mais gorduras ruins – as saturadas) e sejam consumidas em preparações magras (assadas, grelhadas, ao molho, cozidas, etc.).

Carnes de porco e ostras devem ser consumidos em menores quantidades, pois apesar de serem ricas em proteínas e zinco, possuem elevados níveis de gordura. Ao contrário, a carne de peru é excelente na dieta, pois é magra e rica em proteínas, ferro e zinco.

Se você ainda não concorda com as idéias acima e quer eliminar as carnes do cardápio, faça de uma maneira correta: procure orientação de um nutricionista para que ele possa adequar seus cardápios e evitar deficiências nutricionais, prejudicando sua saúde e seu desempenho no esporte.
 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caminhar reduz sintomas da artrose





A artrose ou a osteoartrite é um dos males que atinge uma enorme parcela da população, tanto brasileira como a população mundial, sendo uma das causas de procura a consultórios de ortopedistas, reumatologistas, fisiatras e geriatras. Sempre nos deparamos com dores intensas nas articulações dos joelhos e coluna, principalmente da chamada Terceira idade. A dúvida principal nestes casos é sempre a mesma: Como lidar com isso?

A maioria costuma receber medicações anti-inflamatórias e os denominados "condroprotetores", nova classe de medicamentos indicada para recompor o desgaste das cartilagens articulares. Posteriormente são encaminhados para fisioterapia, com pequenos alívios e longos tratamentos. Em casos extremos, é sugerido o tratamento cirurgico com, geralmente, colocação de proteses.

Ao contrário de outros tecidos, a cartilagem não é alimentada e nem renovada pelo sangue mas sim por reacoes bio-elétricas geradas pelos movimentos das proprias articulações. Quando as juntas por várias razoes, diminuem ou cessam os movimentos, cessam também os estímulos que as mantem sadias, e ai então se instalam a artrose e as outras doenças osteoarticulares.
Basicamente já que o cessar das atividades físicas diminuem muito as reações em cadeia da produção dos líquidos intra-articulares e a instalam as artroses o melhor remédio para o tratamento das artroses é a movimentação, obviamente que devem estar acompanhadas de profissionais especializados para evitar outros problemas e lembrando que este tipo de tratamento é de longa duração mas com respostas bastante interessantes positivamente e normalmente também de longa duração.
Entre as atividades mais comummente indicadas estão a hidroginástica, as caminhadas e o pilates por serem atividades de baixo impacto e que normalmente quando bem feitas não comprometem ou proporcionam outras lesões.









quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Segredos pora combater a fascite plantar


A fascíte plantar é uma lesão que provoca dor no arco do pé. A recuperação é lenta e o índice de recorrencia é alto. As causas mais comuns são o esforço repetitivo e o excesso de pronação, que provocam micro rupturas e inflamações nas fáscias plantares (tecido que recobre a planta do pé). Para lidar com isso, o corpo coloca um aglomerado de fibras sobre a área lesionada. E como essa nova camada não tem tanta elasticidade quanto o tecido sadio, a fascia fica vulnerável a outras lesões.


Algumas das técnicas mais usadas hoje em dia para o tratamento das fascítes plantares são:


Terapias por ondas de choque que consiste em ondas de corrente elétrica de baixa intensidade que tem por objetivo ajudar na produção de colágeno na região afetada para melhorar a elasticidade da região.


Terapia de Plasma enriquecido de plaquetas onde o sangue do paciente é colhido e centrífugado para obter-se um concentrado de plaquetas que é novamente injetado na área lesionada. As plaquetas contem fatores de crescimento que estimulam a regeneração do tecido


Botox. A toxina botulínica é injetada nas fascia plantar para provocar a paralisia do nervo, reduzindo a dor e a inflamação o maior problema é que ainda não existem trabalhos para saber o efeito a longo prazo já que apesar do bloqueio da dor não há cura da lesão.


agulhamento Seco, onde usam-se agulhas para fazer pequenas punções na fascia plantar do pé acometido, isso provoca pequenos sangramentos fazendo com que as células sanguineas sejam recrutadas para tratar o tecido.



Mas se voce não tem dinheiro para tudo isso já que estes tratamentos são muito caros recomenda-se procurar um ortopedista e um fisioterapeuta para realmente tratar o problema desde a sua postura que sim interfere e muito na maioria dos casos de fascíte plantar até o seu tipo de pisada que na maioria dos casos é um pouco mais demorado mas fatalmente irão resolver os problemas das fascítes plantares.



Se tiver alguma dúvida entre em contato com um profissional de sua confiança para saber mais.

Retomando o material....

Depois de algum tempo fazendo algumas alterações estruturais agora sim vamos retomar o blog com atualizações sobre saúde e tratamentos que podem ajudar muita gente que muitas vezes tem dúvidas e poucas respostas além de toma um anti-inflamatório e coloca gelo....