sábado, 3 de setembro de 2011

DEPRESSÃO...CUIDADO... PODE ACONTECER.... COM QUALQUER UM...

O QUE É A DEPRESSÃO?


Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.

COMO SE DESENVOLVE A DEPRESSÃO?

Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:

* Estresse

* Estilo de vida

* Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.



COMO SE DIAGNOSTICA A DEPRESSÃO?

Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.

O QUE SENTE A PESSOA DEPRIMIDA?

Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.
Freqüentemente a pessoa pode pensar muito em morte, em outras pessoas que já morreram, ou na sua própria morte. Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar, achando ser esta a " única saída " ou para " se livrar " do sofrimento, sentimentos estes provocados pela própria depressão, que fazem a pessoa culpar-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros. Esse aspecto faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, a qual gera um ciclo vicioso depressivo que resulta na perda da esperança em melhorar naquelas pessoas que não iniciam um tratamento médico adequado.Sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais

Freqüentemente a depressão pode afetar o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica.
 
COMO SE TRATA A DEPRESSÃO?
 
 
A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente e com pouco prejuízo sobre as atividades da vida diária. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterápico.Pode haver também casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico.Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, medicações que não causam “dependência”, são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico. Em alguns casos faz-se necessário associar outras medicações, que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolíticos, antipsicóticos).

TPM - A SOLUÇÃO PARA CADA SINTOMA...

Sintomas físicos:  compulsão por doces. veja se você tem algum destes sintomas:
- Fadiga
- Tontura
- Dores de Cabeça

Um pouco antes da menstruação, o corpo se torna mais sensível a ação da insulina. Dessa maneira, o nível de açúcar diminui, o que faz com que o cérebro necessite de mais glicose. Isso torna a vontade por doces incontrolável.

Evite: Açúcar, chocolate e álcool
Coma: itens calmantes, cheio de cromo, magnésio e vitaminas C e E
Faça: Para esquecer o desejo por guloseimas invista em frutas secas e iogurte.

                            Inchada.  veja se você tem algun destes sintomas:

- Desanimo
- Tensão Nervosa
- Insonia

O Nível do hormonio da progesterona aumenta na segunda fase do ciclo menstrual, fazendo com que o corpo retenha líquidos.

Evite: Alimentos com muito sal, em conservas e refrigerantes
Coma: Alimentos diuréticos: frutas com água (abacaxi, melancia e melão), ricas em fibras (mamão, maça, pera ou uva) e verduras cruas
Faça: Drenagem linfática que ajuda a eliminar o excesso de líquido.


                    Ansiosa: veja se você tem algum destes sintomas:

- Ansiedade
- Irritabilidade
- Agressividade

Trata-se do mais comum entre todas as mulheres, Ocorre principalmente por conta do desequilibrio na produção dos hormonios estrogeno e progesterona.

Evite: café. chá preto, refrigerantes, chocolate ou álcool
Coma: Alimentos calmantes, ricos em calcio e vitaminas B6 e E
Faça: Exercícios que ajudem no relaxamento, como ioga, relaxamento ou até mesmo uma massagem.


                 Depressiva: Veja se tem algum destes sintomas:

- Desanimo
- Insonia
- Tensão
- Choro Fácil

Apesar de serem as caracteristicas menos comuns na TPM, pode ter um efeito grave, já que deixa a mulher extremamente deprimida.

Evite: Café, chá preto, refrigerantes a base de cola, chocolate e também o álcool
Coma: Alimentos ricos em cálcio, como iogurte e queijos (preferencialmente os brancos) e alimentos ricos em vitaminas do complexo B, C e E.
Faça: Atividades físicas aeróbicas, como corrida ou natação. Elas fazem o corpo liberar a endorfina , substancia que dá a sensação de bem estar...



NUNCA ESQUEÇA DE SEMPRE QUE OS SINTOMAS NÃO MELHORAREM PROCURAR IMEDIATAMENTE UM MÉDICO... ELE É A MELHOR SOLUÇÃO.






Seu médico já pediu para você praticar caminha? Você começou mais algo aconteceu para você parar? Será que sabe caminhar?

Por vários motivos, alguém já teve a indicação de caminhar alguma vez na vida, seja por melhora de condicionamento físico, circulação,emagrecer, respiratório...

Mas porque tanta gente sente algum tipo de problema, dor nas costas, no joelho, no calcanhar, e para de praticar se todo muno sabe andar?

Gostaria de diferenciar entre a marcha efetiva e a marcha eficiente. A efetiva significa que o indivíduo é bem sucedido em mover-se daqui para lá. A postura pode ser horrível, a pessoa pode estar cheia de dor, e ainda ter uma marcha efetiva.

A marcha eficiente, porém, é muito difícil.

Ela aperfeiçoa o sistema músculo-esquelético e o sistema de fascias para minimizar o gasto energético, minimizar as forças destrutivas através do corpo e aumentar a resistência e a força ao longo do tempo.

O fato de terem uma marcha ineficiente, leva a patologias posturais sérias, essas patologias, se não tratadas, podem levar a posturas de marcha prejudiciais, consistindo de isquiotibiais e flexores do quadril encurtados, ombros arredondados e anteriorização da cabeça, tudo levando ao aumento da ineficiência da marcha e os efeitos colaterais indesejados de não ser capaz de andar bem.

Então, como você anda? Aqui estão alguns pontos para que você possa avaliar sua própria marcha.


1. Em pé você tem mais peso sobre a frente do pé ou o calcanhar?

2. Quais os músculos que fazem a maioria do trabalho em pé, quadríceps, isquiotibiais ou nenhum destes?

3. Suas pernas são juntas ou separadas (como John Wayne)?

4. Será que seus braços se movem quando você anda ou simplesmente ficam ao lado do corpo?

5. O seu quadril balança de lado a lado, um pouco, muito ou nada?



(Respostas corretas:... 1 frente do pé, 2 nenhum destes, 3 juntos, 4 braços devem mover-se, 5 quadris devem oscilar um lado para outro como um 8...)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Hérnia de disco pode causar disfunção sexual

Pode parecer estranho a maioria e até ser motivo de piadas mas é sério... pode acontecer com o parceiro e nem se desconfiar.

A relação entre dores nas costas e uma vida sexual sempre foi uma questão pouco discutida. Um estudo, publicado no ano passado no J Neurosurg: Spine, focou a interferência da hérnia de disco na qualidade de vida sexual das pessoas. Os resultados são interessantes. A pesquisa analisou 43 pessoas com média de idade de 41 anos, entre homens e mulheres, com o objetivo de avaliar as atividades sexuais dos portadores de hérnia de disco antes e depois de passarem por cirurgia. O resultado mostrou que 55% dos homens e 84% das mulheres disseram ter problemas sexuais após o aparecimento da dor motivada pela hérnia.


FIQUEM ATENTOS.... ALGUMAS DISFUNÇÕES PODEM ACONTECER POR PROBLEMAS SIMILARES... MAS SEM APRESENTAR SINTOMAS DE DOR....


PROCURE SEMPRE UM MÉDICO.....

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Barriga saliente no homem pode ser atalho para doenças

Seu abdome é daquele que já está definido? Ele já definiu que vai ser arredondado e ponto final? Melhor você fazer com que mude de ideia. A incômoda circunferência, que parece ser inevitável na vida de um homem, pode ser o atalho para doenças, como as cardiovasculares, sem falar na obesidade, da qual ela é um sinal evidente. A combinação má alimentação, ingestão de álcool e sedentarismo é a causa mais comum do aparecimento da barriga masculina. "O homem, ao ganhar peso, vai acumular gordura na região abdominal, enquanto a mulher engorda mais no quadril", diz o professor Mauricio Antunes, coordenador de musculação da Academia Triathon, em São Paulo.



Há até uma fórmula usada pelos especialistas para determinar os riscos à saúde, levando-se em conta a proporção cintura-quadril, que determina a quantidade de gordura na região abdominal. Quanto mais elevado o índice, maior a gordura visceral, aquela que se instala entre os órgãos vitais e leva a maiores danos no organismo.

 
Para fazer esse cálculo, ensina David Zinczenko no livro "A Dieta do Abdômen" (Ed. Sextante), você deve medir a cintura na altura do umbigo e tirar a medida dos quadris no ponto mais largo, em torno das nádegas. Por exemplo, se seus quadris têm 101 cm e a cintura no nível do umbigo mede 97 cm, sua proporção cintura-quadril é de 0,96.

O objetivo para quem quer ter um corpo em forma é chegar a uma proporção cintura-quadril de 0,92 ou mais baixa. Essa redução vai exigir do candidato a ter um abdome sarado algumas mudanças de hábito. "Para evitar a barriga é preciso controlar a alimentação, comer de três em três horas e reduzir a ingestão das calorias em excesso, como as das bebidas. Se a pessoa controlar de segunda a quinta, extrapolar sexta e sábado, e retomar o controle na tarde do domingo, já haverá um equilíbrio. O problema é extrapolar cinco dias e nos outros dois não conseguir comer porque está de ressaca", pondera Antunes.

Só malhar o abdome não emagrece. É preciso aliar dieta, musculação e atividades aeróbicas, como correr ou pedalar, para perder gordura. "Os músculos abdominais participam da maioria dos movimentos que realizamos e colaboram na sustentação da postura", diz o personal trainer Danilo Caggiano, da Academia Pelé Club, que apresenta uma série de exercícios possíveis de se fazer em casa. Devem ser divididos em três séries de 10 a 15 repetições, duas vezes por semana para os iniciantes. Quando os exercícios ficarem mais fácies, aumente para 3 vezes por semana.

EXERCÍCIOS


1 - Para os oblíquos: posicione as mãos atrás da nuca e mantenha as pernas flexionadas em um ângulo de 90 graus. Inspire e execute uma pequena rotação de tronco, aproximando o cotovelo em direção aos joelhos suspensos. Alterne as pernas. Mantenha os cotovelos sempre abertos e o queixo distante do peito


2 - Apoie os pés em uma cadeira e execute a flexão de tronco com as mãos atrás da nuca.


Procure inspirar na posição inicial e expirar na contração abdominal


3- Sentado em uma cadeira, segure na lateral do móvel e execute a extensão e flexão dos joelhos sucessivamente

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?



O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H.Pilates e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.



Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.



As aulas apresentam:



•Exercícios suaves e eficazes;



•Poucas repetições de cada movimento;



•Grande repertório de exercícios;



•Aulas únicas, evitando monotonia;



•Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;



•Resultados rápidos e duradouros;



•Construção de uma postura correta e natural;



•Não há desgaste físico.



Benefícios:



•Aumenta a resistência física e mental;



•Alongamento e maior controle corporal;



•Correção postural;



•Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;



•Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;



•Melhora da coordenação motora;



•Maior mobilidade das articulações;



•Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;



•Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;



•Fortalecimento dos órgãos internos;



•Aumento da concentração;



•Trabalha a respiração;



•Promove relaxamento.



O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.

Experimente