terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dança para terceira idade

Questões relativas á terceira idade vem ganhando importância nos últimos tempos, já que o envelhecimento populacional vem crescendo nos últimos anos. No final da década de 60, o Brasil constatou um rápido declínio da fecundidade, além do aumento da expectativa de vida dos indivíduos, apontado pelo IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSICA, 2005).


Dança

A dança trabalha a memória, atenção, raciocínio, imaginação criatividade, além de inúmeros benefícios para a saúde. Dentre os principais benefícios trazidos pela dança estão: benefícios cardiovasculares; melhoria da expressão corporal; desinibição; autoconhecimento; melhoria na auto - estima; estimulação da circulação sanguínea; melhoria da comunicação; melhoria da capacidade respiratória; proporciona noção espacial, consciência corporal, alegria; melhoria das relações interpessoais; desenvolve o raciocínio abstrato; auxilia na compreensão de culturas; reduz a ansiedade e o estresse, liberando tensões; reduz o sedentarismo; engloba conceitos e procedimentos como área de conhecimento e pesquisa; auxilia na saúde mental; aumenta o ciclo de relacionamento; melhoria nos campos social, emocional e cognitivo; estimula a espontaneidade e criatividade.

Ainda segundo as autoras acima, a dança transforma as pessoas de fato que elas passam a se sentir diferentes e poderosas, ainda como arte, fica explícito seu poder artístico de criatividade e expressão.



Discussão

Dando continuidade ao nosso estudo, encontramos estreitas relações entre a dança, a qualidade de vida e o idoso. A população em geral, acompanha uma tendência à melhoria da qualidade de vida, ressaltamos nesta busca, o indivíduo que possui 60 anos ou mais, que muitas vezes já está aposentado e procura atividades que promovam bem-estar e o façam sentir-se importante e útil. Ela se torna uma das opções mais indicadas para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida na atualidade, sendo esta, uma escolha freqüente entre a população da terceira idade.

Dentre os principais benefícios trazidos pela dança estão: benefícios cardiovasculares; melhoria da expressão corporal; desinibição; autoconhecimento; melhoria na auto - estima; estimulação da circulação sanguínea; melhoria da comunicação; melhoria da capacidade respiratória; proporciona noção espacial, consciência corporal, alegria; melhoria das relações interpessoais; desenvolve o raciocínio abstrato; auxilia na compreensão de culturas; reduz a ansiedade e o estresse, liberando tensões; reduz o sedentarismo; engloba conceitos e procedimentos como área de conhecimento e pesquisa; auxilia na saúde mental; aumenta o ciclo de relacionamento; melhoria nos campos social, emocional e cognitivo; estimula a espontaneidade e criatividade. Tendo assim um componente social que as outras atividades não têm.

De modo geral, a atividade física para o idoso ajuda a evitar a atrofia muscular, favorece a mobilidade articular, evita a descalcificação óssea, torna mais efetiva a contração cardíaca, diminui o perigo de enfarte do miocárdio, aumenta a capacidade respiratória, melhora a vida sexual, previne a obesidade, diminui o risco de trombose, ajuda no equilíbrio psico-afetivo, melhora a disposição, entre outras.

Conclusão

Iniciamos este estudo a partir de um grande interesse em dois assuntos freqüentemente abordados no meio científico, em diversas áreas do conhecimento, a “terceira idade” e a “qualidade de vida”, visto que o indivíduo idoso busca cotidianamente o “bem-estar”. Para relacionar estes aspectos, encontramos uma atividade física que poderia ser grande aliada nesta busca, a “dança”.

Sendo assim, quando utilizada como atividade física sistematizada e regular, a dança influi na melhoria da saúde física e psicológica, melhorando o desempenho das atividades diárias, proporcionando mais autonomia e autoconfiança, além de prevenir doenças, conquistando assim uma expressiva melhoria na qualidade de vida do idoso.