sexta-feira, 28 de março de 2014



Quem não quer encontrar a lâmpada mágica e pedir ao gênio para diminuir a gordura do corpo para ter mais definição? Se é uma coisa que quase todo mundo quer, mas poucos conseguem, é sinal que não existe uma fórmula milagrosa para isso. Portanto, pense bem antes de acreditar em qualquer coisa que você lê ou escuta de uma pessoa “sarada”. Não existem soluções fáceis para quem quer ter um corpo definido e musculoso. É muito treino e dedicação! Mas é possível sim!
Faça atividade física de alta intensidade: durante esse tipo de esforço, o corpo irá gastar muito carboidrato e gordura. Porém o maior benefício de chegar perto do seu limite é o pós-atividade física. O metabolismo continua mais acelerado por horas e muita gordura é gasta nesse período. Ou seja, mesmo parado(a) ou tomando banho ou vendo TV, seu corpo estará queimando mais gordura do que o normal. Você pode fazer intervalado ou contínuos, mas o importante é que se esforce ao máximo e dê seu melhor!
Treine em dois períodos sempre que possível: muitos estudos mostram que se você diminuir o estoque de glicogênio na primeira sessão de treino, na segunda você gasta mais gordura. Pode aumentar em 50%! Isso ocorre como uma proteção do organismo: como carboidrato é muito importante, porém tem um estoque corporal limitado, o metabolismo, para poupar a glicose, acaba queimando mais gordura. Com um intervalo de 2 ou 3 horas entre os treinos isso já acontece! É importante que o primeiro treino seja forte: tiros de corrida, aula de bike indoor, circuitos, etc. Assim se diminui o estoque de glicogênio e o corpo irá gastar mais gordura no seu próximo treino!
Com um raciocínio parecido também funciona o AEJ (aeróbico em jejum). Com menos carboidrato disponível no corpo pela falta de alimentação, o corpo gastaria um pouco mais de gordura. Porém, em jejum, sabidamente não é indicado um treino “pesado”. Então, será que vale a pena colocar a saúde em risco? Será que não seria melhor se alimentar para treinar “forte” e gastar mais calorias durante o treino e melhorar seu condicionamento físico? Pergunte isso a um profissional de sua confiança!
Quando puder, tente fazer uma atividade física de longa duração. Dependendo do seu condicionamento físico, 90 ou 120 minutos! 1 ou 2 vezes por mês (não faça isso sem instrução do seu professor). Quando o esforço físico prolonga-se, o corpo gasta cada vez mais lipídeos para o fornecimento de energia aos músculos. E, além disso, o metabolismo pós-atividade física (EPOC) aumenta.
Melhore sua postura no dia a dia: sentar-se corretamente, não se escorar no braço da cadeira, não escorregar no sofá e mexer-se o máximo possível durante o trabalho aumenta muito a gasto calórico vindo das gorduras! Tire o cotovelo da mesa para conversar ao telefone! Não fique com preguiça de levantar! Quanto menos você se escorar, mais gordura irá gastar! Isso faz diferença sim! Repare o quanto as pessoas acima do peso se apoiam em tudo. Isso diminui drasticamente o gasto calórico total.
Fat burners? Normalmente os “suplementos” que tomamos para nos dar energia ou queimar mais gordura são estimulantes do sistema nervoso central. Nos deixa mais “ligados”. Com isso, normalmente, seu coração acelera, você fica agitado(a), a pressão arterial aumenta e temos mais disposição para estudar ou malhar. Por causa dessa “excitação”, queimamos mais energia e um pouco mais de gordura sim. Porém, se você tomar e ficar sentado(a) em uma cadeira ou deitado(a), a diferença da queima de gordura é irrisória. Então, esses tipos de compostos só funcionam se você se mexer mais ou se exercitar. *nunca tome um suplemento como esse sem o conhecimento de um profissional e, se possível, de um cardiologista, pois ele pode sobrecarregar seu sistema cardiovascular.
Evite fazer refeições muito calóricas e com alta carga glicêmica. Refeições com 700 kcal ou mais, normalmente, demoram 3 ou mais horas para serem absorvidas. Ou seja, para quê seu corpo irá queimar muita gordura corporal se ele ainda está absorvendo gordura e outros nutrientes da comida? Você acha que é difícil comer mais de 700 kcal? São 7 ou 8 salgadinhos em uma festa, ou 3 latas de cerveja e alguns poucos pedaços de filé, ou 2 ou 3 pedaços de pizza e um suco de abacaxi, ou 1 bife à milanesa com arroz, feijão e farofa. Refeições com alta carga glicêmica fazem com que o corpo libere muita insulina, hormônio inibidor da queima de gordura.
Como foi falado no começo do texto, nenhum dos fatos acima é uma solução definitiva e milagrosa para seus problemas. O importante é unir um conjunto de fatores: coma bem, tenha uma boa noite de sono, pratique atividade física que te dê prazer e beba bastante água!

IMPORTÂNCIA DE FORTALECER OS MEMBROS INFERIRIOES

I

Para que haja uma simetria corporal e o corpo fique equilibrado e saudável, no treino de musculação, devemos trabalhar todos os grupos musculares. Pois se não for assim, podemos vir a gerar prejuízo para o nosso corpo, tanto esteticamente, quanto organicamente, como lesões nos tendões, articulações e ainda desvios posturais

Esta discrepância no corpo de praticantes de musculação é comum em salas de musculação, e é ainda mais perceptível nos homens, vez que os mesmos têm certa relutância em incorporar no seu programa de treinamento, exercícios que trabalhem a musculatura dos membros inferiores. Por isso é comum encontrar praticantes de musculação do sexo masculino, que tem os músculos do tronco, braços, costa e peitorais, grandes, e as coxas e pernas finas

Um exemplo bem claro de o que pode acontecer se houver desequilíbrio na musculatura do tronco e perna é a seguinte: Se formos construir uma casa e colocarmos uma base para uma caixa de água de 5 mil litros, porém com o passar dos anos o numero de pessoas que residem na casa aumenta, com isso a quantidade de água também tem que ser maior, então resolve-se trocar a caixa de água para uma com capacidade de 10 mil litros, então se não reforçarmos a base, ela pode até aguentar por um tempo, mas uma hora ela vai cair

Com o nosso corpo é parecido, se ganharmos músculos nos braços costas e peito, ficamos com o tronco mais pesado, porém se não fortalecermos a nossa base que são as coxas e pernas, estas estruturas irão ‘’cair’’, pois não haverá força para sustentar o peso ganho. Sendo assim, não só esteticamente, mas organicamente devemos malhar a musculatura dos membros inferiores, pois é esta musculatura que da sustentação para que possamos aguentar as sobrecargas imposta nos treinos de musculação

Felizmente, este quadro vem mudando, e percebe-se hoje graça a profissionais qualificados, e maiores informações, muito mais homens tomaram consciência e estão incluindo em seus treinos, exercícios para os membros inferiores