terça-feira, 12 de agosto de 2014

Musculação: Saiba como fazer exercícios sem sobrecarregar os joelhos

0 comentários
exercicios-joelho
Como fazer exercícios na musculação sem sobrecarregar os joelhos?
Ao mesmo tempo em que o joelho é a maior articulação do corpo humano, sustentando todo o peso, é mais propenso a desenvolver lesões.
Por isso é importante distribuir a carga nas diferentes articulações, principalmente na hora da malhação.
Durante a musculação a postura adequada para a realização dos exercícios físicos e o repouso entre os treinos são  fundamentais para evitar a sobrecarga articular.
Os problemas mais comuns causados pelos erros cometidos na hora da musculação são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos do joelho.
Exercícios que envolvem o agachamento ou o legpress com excessiva flexão de joelhos podem forçar a cartilagem da patela, meniscos, tendões e ligamentos. Além disso, a pessoa ainda pode desenvolver a tendinopatia, uma inflamação nos tendões.
A cadeira extensora utilizada nos treinos e na aula de musculação também pode pressionar a cartilagem e acelerar o processo de degeneração.
Já os exercícios de flexões de joelho que trabalham os músculos posteriores das coxas (isquiotibiais) quando realizados em excesso podem desequilibrar o alinhamento dinâmico de todo o membro inferior.
E como se não bastassem todos esses problemas, os exercícios podem desenvolver uma lesão chamada condromalacia patelar, que afeta a cartilagem entre a patela e o fêmur, sendo considerado o início do desgaste da cartilagem.
Essas patologias podem ser desenvolvidas após a prática de exercícios não apropriados. Um dos pontos-chave que vem sendo abordados como forma de prevenção é o fortalecimento dos músculos do complexo posterolateral do quadril, ou seja, glúteo médio, máximo e pequenos rotadores laterais.

Na hora de malhar

Para proteger os joelhos, é importante realizar um aquecimento com esteira, bicicleta ergométrica ou movimentos de membros superiores antes de praticar qualquer exercício ou modalidade esportiva, como futebol, tênis ou vôlei. Para quem pratica atividade física e faz musculação o cuidado deve ser redobrado, principalmente durante o treino. Veja qual é a maneira certa de fazer a musculação:

Agachamento

O ideal é agachar com o quadril para trás, evitando a anteriorização excessiva dos joelhos, principalmente evitando que o joelho passe a linha dos pés. Uma leve inclinação anterior do tronco também pode ser útil para diminuir a força compressiva no joelho.
Abdominal
Apesar do abdominal não ser um exercício de musculação, ele é um dos principais exercícios das academias. É importante ficar atento à posição do pescoço e manter o abdominal contraído para não machucar a coluna e garantir o fortalecimento abdominal. Além disso, um trabalho de conscientização dos músculos abdominais profundos (CORE ou estabilização segmentar) é fundamental para prevenir problemas lombares. A boa notícia é que com a orientação de um profissional é possível malhar e conseguir bons resultados sem se preocupar com as lesões.
Veja esta e outras matérias em www.ojoelho.com.br
Fonte – Prof. Dr. Thiago Fukuda, fisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo, especialista no grupo joelho, quadril e esporte.

Reconhecimento ao atendimento individual em Fisioterapia

Nenhum comentário
rsz_reconhecimento-trabalho-fisioterapeuta
Com a decisão do Ministério Público Estadual, que acatou a denúncia do CREFITO-13, orientando a participação do PROCON-MS na fiscalização das clínicas de Fisioterapia de Dourados, a qualidade da assistência fisioterapêutica oferecida aos usuários de clínicas de Mato Grosso do Sul ganha outra versão. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de MS já tem história, lutando por medidas que ofereçam maior dignidade aos profissionais de Fisioterapia e agora, a coibição da prática de atendimentos múltiplos é uma conquista inédita e que deve ser seguida por municípios de todo o país.
O quadro de cada paciente é específico. Assim como outros profissionais da saúde precisam atender individualmente para garantir a eficiência do trabalho a ser aplicado, com o fisioterapeuta não é diferente. As necessidades de cada paciente são únicas, logo o procedimento que o fisioterapeuta irá adotar deve ser diferenciado e não aplicável a vários usuários. Mas, infelizmente, a desvalorização do profissional ainda é grande, com remunerações ínfimas que obrigam o fisioterapeuta a alterar o atendimento individual de seus pacientes para suprir o mínimo de suas necessidades. A consequência dessa realidade na área é a mesma para a grande maioria: profissionais frustrados e pacientes insatisfeitos com os tratamentos.
Os planos de saúde pagam quantias irrisórias aos profissionais por um atendimento fisioterapêutico e, além disso, permitem poucas seções aos seus clientes, o que, geralmente, é insuficiente para a recuperação dos pacientes. O tratamento particular, por sua vez, tem contraste considerável no tocante aos valores e qualidade do atendimento, mas a parcela de profissionais que podem trabalhar em seus próprios consultórios ainda é mínima. Muitos fisioterapeutas acabam, então, sujeitando-se aos valores baixos compensados com múltiplos atendimentos por vez e a Fisioterapia, nesses casos, torna-se pouco resolutiva, gerando pacientes descrentes do nosso potencial.
A medida adotada em MS deve ser um referencial aos outros municípios do país que também estão inseridos nesse modelo retrógrado de atendimento fisioterapêutico. Nós, fisioterapeutas, devemos valorizar as habilidades que cultivamos. E essa valorização consiste em adotar iniciativas que nos deem direito a salários respeitáveis e equivalentes à importância dos serviços que prestamos. Aceitar salários desprezíveis para conseguir pagar as contas no final do mês não é uma atitude de respeito a você mesmo e a sua capacidade profissional. Com uma remuneração justa, nossa carga de trabalho tende a ser menos pesada e isso, naturalmente, refletirá na qualidade e eficiência do trabalho executado, evitando recorrências nos usuários da Fisioterapia, após o fim do tratamento.
Com a valorização merecida de nossa profissão, nossos pacientes também só têm a ganhar!
Grande abraço,
Helder Montenegro.


A posição do quadril no SLR influencia na ativação entre o glúteo médio e o tensor da fáscia lata?

Nenhum comentário
adriano-pezolato-02
Fraqueza do Glúteo Médio (Gmed) está associada com algumas lesões da extremidade inferior, incluindo síndrome de fricção da banda iliotibial e síndrome da dor femoropatelar. Nós, clínicos usamos diversos exercícios de fortalecimento para os abdutores do quadril tais como o SLR em decubito lateral(DL), apoio unipodal, deslocamento lateral com theraband, e os hops laterais.
Entre muitos exercícios, o SLR em DL é muito usado, principalmente na fase inicial de um programa de reabilitação, progredindo mais tarde para exercícios mais funcionais como os de apoio unipodal. Músculos sinergistas como o quadrado lombar e o tensor da fáscia lata (TFL) podem ser ativados durante o SLR em DL. Um estudo prévio demonstrou que o uso do PBU (Stabilizer®) durante o SLR em DL diminue a participação do TFL e aumenta a atividade do Gmed. No entanto, não há nenhum método reportado que evite a atividade excessiva do TFL (a não ser um boa orientação).
adriano-pezolato-03
Pessoas com fraqueza do Gmed podem compensar com a ativação do TFL durante a realização do SLR em DL. Quando o TFL é ativado para compensar um Gmed fraco, ele pode tornar-se dominante por uso repetitivo. Um TFL dominante pode contribuir com dores no quadril, na lombar e no aspecto lateral do quadril.
O estudo de Lee et al (2013) teve como objetivo determinar os efeitos de diferentes rotações do quadril (SLR neutro(SLRN), rotação medial(SLRRM) e rotação lateral(SLRRL)) no plano transverso na atividade EMG do Gmed e TFL e ainda investigar a relação de ativação Gmed:TFL. 20 estudantes saudáveis participaram do estudo.
Os resultados mostraram que o SLR RM resulta em maior ativação do Gmed e maior raio de ativação Gmed:TFL, isto é, o Gmed está mais ativo que o TFL quando o quadril estiver em Rotação Medial durante o SLR em DL. É ISSO MESMO!!!! ROTAÇÃO MEDIAL. McBeth et al (2012) investigou o SLR com rotação lateral com o raciocínio de se ter uma maior ativação do Gmed que é um rotador medial. Os resultados contrariaram o raciocínio, a atividade do TFL aumentou ao passo que ado Gmed diminuiu.
A explicação dos autores é que com o quadril rodado lateralmente, a gravidade exerce um “pull” (puxa) o quadril para uma extensão e coloca a linha de ação do TFL em uma posição mais anterior ao eixo do quadril. Desta forma o TFL pode contrair mais contra a gravidade comparado ao Gmed durante o SLRRL em DL. Um possível mecanismo para explicar o achado do estudo (Gmed mais ativo no SLRRM) é que o Gmed foi colocado na sua posição mais alta numa secção cruzada (cross-section) da coxa superior quando a contração isométrica era mantida. Assim, o Gmed estava numa posição favorável para ser ativado para sustentar o SLRRM isométrico e contrabalancear o pull para baixo da gravidade. Outra explicação para este achado, o GMed tentaria contraagir o rolamento anterior da pelve no plano transverso.
O estudo também demonstrou que o SLRRM é o melhor exercício entre os 3 SLR para aumentar o raio de ativação muscular Gmed:TFL. Os autores relatam que todas as precauções para evitar o crosstalk foram tomadas para maximizar a confiabilidade do sinal EMG.

Nota do Prof. Ft. Adriano Pezolato:

adriano pezolato
Para mim é uma novidade. Já usava o SLR feito com o calcanhar na parede para minimizar a dominância do TFL em pacientes com o Gmed fraco, dando maior ênfase ao Gmed ao evitar a flexão do quadril durante o SLR. Cheguei a usar o raciocínio de incorporar a rotação lateral no final da ADM do SLR para aumentar ainda mais o desafio para o Gmed principalmente as fibras posteriores que são extensoras e rotadoras laterais. Com base em achados recentes, a minha intenção está equivocada, uma vez que este e outros estudos demonstraram maior ativação do TFL no SLRRL.
Há anos que só faço o SLR lateral com o joelho para fora da maca, para colocar os músculos abdutores numa posição alongada e a partir desta posição solicito abdução do quadril até a horizontal, sempre orientando o paciente a levar a perna para trás(extensão do quadril) e jamais para frente. Muitos pacientes acham dificílimo o exercício, principalmente os que tem o Gmed muito fraco. É também uma das minhas estratégias para trabalhar a relação Gmed:TFL, dando maior ênfase ao Gmed. Vide foto

Fisioterapia para gestante

0 comentários
fisioterapia-gestante
A gestação é um período de muitas transformações físicas e emocionais para a mulher e, durante esse momento gestacional, uma das maiores preocupações da mãe é com o bom desenvolvimento do bebê. Esse, entretanto, não deve ser o único cuidado a ser tomado, pois o corpo da gestante também merece uma atenção especial. Essa atenção não consiste, apenas, em realizar o pré-natal regularmente, alimentos saudáveis e balanceados devem fazer parte da dieta da gestante bem como a prática adequada de atividades físicas, uma vez que elas ajudam a mulher na hora do parto, preparando o seu corpo e ainda amenizam os efeitos que as alterações corporais podem causar.
Uma vez liberada por seu médico de confiança e acompanhamento gestacional, uma boa atividade para a mulher grávida é a fisioterapia para gestante. Mas é indispensável que a futura mamãe passe por uma boa avaliação, para só depois iniciar os exercícios sem receios quanto a sua saúde e a do bebê. O planejamento das atividades é realizado de acordo com os dados obtidos na avaliação prévia do estado da paciente. Questões como antecedentes familiares, histórico da gestação até aquele momento e as condições físicas e posturais da gestante são analisadas de modo a viabilizar exercícios corretos e de acordo com os próprios objetivos da gestante.

Exercícios para a gestante

Essa fisioterapia obstétrica oferece exercícios apropriados para ajudar a gestante a passar pelas alterações naturais da fase da melhor maneira possível, reduzindo os desconfortos e ajudando na saúde da mãe e do bebê. Exercícios respiratórios para o relaxamento, exercícios de correção postural, de flexibilidade, de alongamento, bem como os exercícios destinados ao metabolismo e a preparação para o parto fazem parte dos objetivos dessa fisioterapia. O trabalho realizado estimula o ganho de força muscular de membros inferiores, superiores, lombar, abdômen e também do assoalho pélvico.
fisioterapia para gestante propriamente dita pode ser iniciada a partir do segundo trimestre de gestação, cada exercício é traçado de modo a obedecer às particularidades de cada fase gestacional bem como aos objetivos individuais de cada gestante e os benefícios são variados:
- Diminui a incidência de dores lombares, nas articulações, pernas e pés;
- Melhora a postura;
- Reduz os possíveis inchaços e as câimbras;
- Amplia a consciência corporal;
- Estimula a irrigação sanguínea, melhorando a circulação e aliviando a tensão nervosa;
- O fortalecimento, em especial, dos músculos do assoalho pélvico, ajuda a oferecer maior apoio ao peso extra da gravidez e a prevenir a incontinência urinária, além de ser extremamente importante para o parto normal e também para evitar complicações no pós-parto;
- Minimiza a propensão a complicações como hipertensão e diabetes gestacional;
- Ajuda a manter a condição física anterior à gestação;
- Aumenta a disposição para a realização de atividades do dia-a-dia;
- Favorece o parto e o pós-parto, tornando esses momentos bem mais tranquilos;
- Reduz os níveis de estresse;
- Proporciona bem-estar mental;
- Controla o peso;
- Aumenta a autoestima;
- Melhora a qualidade do sono.
A gestação é um período para movimento, o sedentarismo só vai prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Esse momento de gravidez, parto e aleitamento exige bastante do corpo da mulher, então, quanto mais ela cuidar de seu estado físico e emocional, melhor poderá aproveitar a fase e com saúde para ela e seu filho.

Seu próprio corpo prejudica sua postura

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
Sobrepeso, seios grandes e problemas de visão causam dor nas costas.
seios grandesNão é só a má postura ao sentar, ao usar o computador, dormir, assistir televisão que prejudicam a sua coluna e geram dores nas costas. O corpo humano é uma balança, se algo pesa de um lado, há músculos e articulações sendo sobrecarregados do outro.
Sobrepeso A sobrecarga causada pelo excesso de peso pode causar sérios problemas de coluna, estar com o Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, agravado a existência de uma barriga saliente, faz com que o indivíduo desloque o centro de gravidade da coluna para frente, desequilibrando a estrutura corporal e causando constantes dores nas costas. O disco intervertebral fica desgastado e pode causar a famosa hérnia de disco. Sendo obrigatória a perda de peso como parte do tratamento para o fim das dores. O excesso de peso ainda pode ser mais prejudicial quando os músculos do abdômen estão fracos, pois essa classe de músculos precisa estar sempre forte para estabilizar e manter o alinhamento da coluna. A prática de exercícios físicos é necessária a todos, não só para os que precisam emagrecer. Quem está acima do peso deve procurar um profissional que oriente os exercícios que devam ser adequados à realidade de cada pessoa.
Tamanho dos seios Outro problema associado à dor nas costas para o caso das mulheres são os seios grandes. Muitas querem ter peitos maiores e não sabem que também existem desvantagens, pois o aumento do tamanho dos seios como implante de próteses de silicone pode influenciar na postura, provocando sérias dores nas costas sem nenhum outro fator desencadeante. O corpo muitas vezes não está preparado para suportar o acréscimo de peso dos seios. O peso da parte da frente é suportado pela coluna que acaba cedendo à pressão e alterando a postura. A postura arqueada é provocada pela tensão física, os ombros caem para frente e os seios para traz. Seja devido à genética, a vaidade ou a chegada da gravidez (aumentam bastante o tamanho com o leite produzido), os seios grandes podem fazer com que as mulheres adotem uma postura inapropriada para que o corpo consiga suportar o peso causado pelo tamanho dos seus seios. É preciso procurar a ajuda de um profissional antes que problemas mais sérios de coluna se desenvolvam e se instalem, necessitando de tratamento em tempo integral. Somente um profissional especializado pode avaliar se o tamanho dos seus seios precisa de cirurgia redutora das mamas ou se o uso de sutiãs grandes e fortes, com alças anatômicas pode suportar o peso sem que precise adotar posturas erradas. Fazer exercícios que fortalecem a musculatura das costas associados a alongamentos dos músculos, principalmente os peitorais ajudam bastante a suportar o peso dos seios e corrigir a postura.
Visão e Postura Problemas com a visão podem também afetar diretamente a postura. O sistema visual é responsável por manter o equilíbrio do corpo, assim qualquer alteração visual não tratada pode afetar a postura. A mais comum é a hiperlordose cervical (projeção do corpo para frente), pessoas com esse problema esforçam-se para lançar o olhar mais adiante e o corpo compensa fazendo uma cifose torácica (corcunda) com o objetivo de manter o equilíbrio. Outro caso é de pessoas que possuem problemas de visão para ler e encurvam as costas de maneira a aproximar do texto a ser lido ou do objeto a ser observado utilizando-se de uma postura inadequada. Por isso, caso perceba-se que há algum problema relacionado à visão juntamente a dor nas costas deve-se procurar um oftalmologista para tratar a causa do problema.
As estatísticas apontam que 85% da população do mundo já teve ou terá algum tipo de dor nas costas, sendo em maior probabilidade para faixa etária de 30 a 50 anos. Pessoas que fazem parte deste grupo são mais exigidas socialmente e profissionalmente, diminuindo o tempo dedicado à prática de exercícios, alongamentos, cuidados médicos, além do ganho de peso repentino se tornar fato mais comum.
 Como é o tratamento de RPG? A RPG deve ser aplicada por fisioterapeutas RPGistas, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

Músicos também devem manter a postura correta. Veja 6 dicas.

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
Falamos sempre de manter uma boa postura. Agora devemos nos lembrar desses profissionais que trabalham por horas seguidas e que dependem de seu corpo para tocar e às vezes até segurar seu instrumento. Então, como o músico pode fazer para ter uma  postura correta na apresentação?
musico-postura-correta
• Cuidando inicialmente dos pés, estes devem estar confortáveis e o peso do corpo deve ser distribuído igualmente pela borda externa dos pés.
• Para uma postura adequada, a fim de não gerar lesões, os músculos do corpo todo devem estar relaxados, principalmente os da região do pescoço e ombros, pois é onde se localizam os músculos muito importantes para a respiração e a sonoridade.
• A cabeça deve permanecer bem equilibrada e reta em relação a coluna, como se existisse uma linha bem no centro da cabeça a segurando.
• Quando os braços estiverem livres, podem ser usados para se comunicar com o público e se expressar.
• Para os que trabalham sentados, o importante é manter as curvas da coluna, apoiar os pés totalmente ao chão, apoiar a coluna no encosto, tanto ao tocar quanto no repouso e posicionar de um jeito confortável o instrumento. Procure evitar ao tocar sentado: encolher os ombros, cruzar as pernas, esticar as pernas para frente, segurar a cadeira com as pernas.
• A posição em pé evita alguns vícios da má postura. Porém, deve se atentar quanto a curvatura da coluna, procurando manter essa ereta e não curvar exageradamente o pescoço.
Vale lembrar, que a postura está presente no nosso dia a dia, não somente dos profissionais músicos, e temos a responsabilidade de controlá-la, corrigindo as alterações para não nos depararmos com consequências negativas futuramente.
A fisioterapia ajuda a melhorar a consciência corporal e adquirir equilíbrio e resistência, trabalhando o corpo globalmente. Assim, visa aumentar o rendimento não só do músico, como também de qualquer trabalhador, trazendo uma postura correta que pode prevenir problemas futuros.

RPG nas patologias do quadril

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 

rpg-patologias-quadrilMuitas das conhecidas patologias  na região do quadril são ocasionadas por desgastes ósseos, devido a degeneração da cartilagem, distensão muscular, redução de flexibilidade e consequentes instabilidade de quadril e desequilíbrio muscular.

A RPG pode contribuir no tratamento e controle dos sintomas dolorosos das patologias do quadril. Através de sua atuação globalizada, são alongadas as cadeias musculares encurtadas, por meio de posturas de estiramento ativo, usando a modalidade de musculação isotônica excêntrica, que alonga o grupo muscular tratado e, ao mesmo tempo, aumenta a força muscular. Procura-se assim pôr o corpo inteiro em estiramento máximo, evidenciando tensões particulares que se relacionam umas com as outras, como se fossem “fios”. Esses fios permitem passar do sintoma à causa da lesão, restituindo a boa morfologia – reflexo fiel da estrutura – e, consequentemente, recuperando a função.

O fisioterapeuta poderá utilizar as correções posturais como RPG (Reeducação Postural Global) para proporcionar uma recuperação segura e completa (sem recidivas). Proporciona alívio da dor, melhora do desempenho motor e ganho na qualidade de vida do paciente.

RPG Souchard, dor no ombro, tendinite, qual a relação?

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
dor-ombro-tendinite-rpgO que pode causar a dor no ombro?
O problema se manifesta através de dores próximas às articulações que podem aparecer após exercícios físicos, movimentos repetitivos ou carregamentos de peso. Quando o tendão é lesionado provoca uma intensa dor no ombro, a ponto de dificultar o movimento de levantar o braço, além de produzir aumento de temperatura e vermelhidão na pele.
A principal função dos tendões do ombro é transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. Quando ocorre uma inflamação em algum desses tendões, caracteriza-se a tendinite. A projeção da cabeça para frente, o enrolamento e elevação dos ombros devido ao encurtamento de peitoral, trapézio e escalenos, o bloqueio do tórax na respiração, são fatores que ajudam a dificultar o movimento natural do ombro.
A má postura também é uma das principais causas da tendinite.
Procedimentos para tratar
Primeiramente é recomendado fazer compressas com gelo para amenizar a dor. A Reeducação Postural Global (RPG) tem grande resultado nesta patologia. O trabalho de alongamento de grupos musculares simultaneamente é fundamental para que se obtenha melhor resultado e a causa do problema seja solucionada. Mas atenção: é importante ser diagnosticado cedo para que o tratamento seja realizado antes que a situação se agrave. Para isso, entre em contato com um fisioterapeuta perto de você.

A RPG Souchard no Tratamento de Labirintite

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
Próximo à orelha interna está localizado o aparelho labiríntico, considerado um dos principais órgãos responsáveis pelo nosso senso de equilíbrio. A Labirintite pode ser designada como uma afecção que além de comprometer o equilíbrio, também interfere na audição.

rpgsouchard-labirintite
Causas principais da Labirintite
A Labirintite é caracterizada quando surge algum tipo de processo inflamatório, infeccioso ou tumoral no aparelho labiríntico (estrutura muito frágil), além de doenças neurológicas, alterações genéticas ou compressões mecânicas. Os níveis aumentados de colesterol, triglicerídeos e ácido úrico também podem gerar alterações dentro das artérias, levando à redução da quantidade de sangue que circula nas áreas do cérebro e do labirinto. Uma vez irritadas, as áreas do ouvido interno têm o seu funcionamento comprometido.
Há diversas situações que podem aumentar ainda mais os riscos de Labirintite:
- Histórico de alergias;
- Uso excessivo de álcool, fumo e cafeína;
- Diabetes;
- Otites;
- Colesterol alto;
- ATM;
- Uso de certos medicamentos (como anti-inflamatórios e antibióticos);
- Infecções virais ou bacterianas;
- Estresse;
- Infecção respiratória.
Nos casos de labirintite emocional, crises de ansiedade patológica e depressão estão relacionadas.
Sintomas comuns da Labirintite
Entre os sintomas podemos destacar as alterações no senso de equilíbrio; ocorrências de vertigens, tonturas, sudorese, vômitos e enjoos, que podem piorar com o estresse, movimentos bruscos da cabeça, quando se está em locais com bastante movimento e ruídos ou durante a menstruação; perda da audição em um dos ouvidos, sensação de pressão ou zumbidos persistentes; dificuldade de manter os olhos focados, uma vez que eles se movem involuntariamente; secreções ou líquidos que saem do ouvido.
Nos casos de labirintite leve, normalmente o paciente sente, apenas, uma ligeira perda de audição e enjoos. Já em labirintites graves, o paciente pode ser acometido por surdez completa, além de ter dificuldades de se manter em pé, em virtude de tonturas fortes. Se os sintomas desaparecem no decorrer do tempo e depois voltam a aparecer ao longo de vários meses ou anos, desenvolve-se uma labirintite crônica.
Tratamento para Labirintite com a RPG Souchard
O tratamento é feito com base nas causas da Labirintite, pois existem muitas variações dos tipos de doenças que o paciente pode desenvolver no labirinto. Alguns pacientes alcançam a cura espontaneamente, enquanto outros necessitam de tratamentos medicamentosos, dietas específicas e outras terapias.
RPG Souchard é indicada para tratar todas as patologias que necessitam de Fisioterapia e não trabalha, apenas, com dores nas costas, ela é também aplicada para promover o ajuste do desequilíbrio muscular que incomoda os pacientes com Labirintite, produzindo uma melhora satisfatória das sensações de vertigens e de tonturas. O profissional poderá realizar manobras e mobilizações na cabeça do paciente, lentamente, a fim de reposicionar os cristais presentes no ouvido e, assim, melhorar o equilíbrio. O método é também indicado, especialmente, na correção postural e através dessa propriedade é possível aliviar a tensão acumulada nos ombros, o que naturalmente faz com que as dores de cabeça (comuns durante as crises de Labirintite) consigam diminuir. Não há restrição de idade para a aplicação da RPG Souchard, o tratamento pode ser utilizado em casos de Labirintite aguda ou crônica, com sintomas mais simples ou mais graves.
É importante considerar mudanças no estilo de vida para prevenir ou amenizar as crises de Labirintite:
-Descansar, afastando-se dos estudos e trabalho quando os sintomas começarem a se manifestar, durante certo período;
- Adotar uma alimentação adequada e saudável;
- Evitar movimentos ou alterações de posições bruscas e repentinas;
- Controlar a ingestão de álcool;
- Não fumar;
- Evitar leituras e locais com luzes fortes durante as crises;
- Praticar atividades físicas;
- Afastar as situações de estresse e ansiedade;
- Ingerir bastante líquido.

Estrabismo: Causas, Sintomas e Tratamento com RPG Souchard.

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
Quando os músculos oculares sofrem um desequilíbrio em sua função, provocando um desalinhamento dos olhos para direções diferentes, caracteriza-se o Estrabismo. Essa alteração óculo-motora representa a perda do paralelismo dos olhos, assim ocorre o desvio de um ou ambos os olhos em qualquer direção em relação à vista frontal, podendo se manifestar de três formas mais comuns:
estrabismoConvergente: o olho afetado está desviado para dentro, em direção ao nariz;
Divergente: é o desvio do olho para o lado;
Vertical: quando o desvio do olho afetado é para cima ou para baixo, ou seja, no sentido vertical.

Causas do Estrabismo

A causa do Estrabismo não é totalmente compreendida, mas essa alteração ocular normalmente acompanha doenças que afetam o cérebro.
Os movimentos dos olhos são controlados por seis músculos em cada olho. Para permitir a realização plena e correta desses movimentos, os músculos responsáveis devem trabalhar harmoniosamente, pois se não atuarem em conjunto, num equilíbrio perfeito de forças, ocorrerá o desvio ocular. Estes músculos são controlados pelo cérebro através de impulsos nervosos. É por essa razão que, frequentemente, o Estrabismo pode estar associado a doenças como paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumas e tumores cranianos e outras complicações que afetem o cérebro.

Sintomas do Estrabismo

Geralmente, o Estrabismo pode provocar alterações funcionais no olho, além de cefaleias e tonturas, embaçamentos nos olhos ao realizar esforços visuais, etc.
Até, aproximadamente, os quatro meses de vida, qualquer bebê pode apresentar pequenos desvios nos olhos. Mas isso ocorre raramente e por períodos muito curtos. Nesse caso, os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros. Porém, quando a criança ultrapassa essa idade, o fenômeno não deve mais acontecer, uma vez que qualquer desvio ocular permanente é considerado Estrabismo, independentemente da idade.
Quando o Estrabismo surge já na fase adulta, normalmente é causado por alguma doença física não ocular, como doenças neurológicas ou diabetes. O aumento dos acidentes de trânsito também tem contribuído para o aparecimento do Estrabismo, em virtude de traumatismos na cabeça. No adulto, o primeiro sintoma que surge é a diplopia (visão dupla), o que não há no Estrabismo adquirido mais cedo.

Tratamento do Estrabismo com a RPG Souchard

Baseada em ajustes posturais que permitem a reorganização e o reequilíbrio da estrutura corporal, aRPG Souchard oferece inúmeros benefícios não somente para a postura, ela também age como tratamento a inúmeras doenças, como os distúrbios oculares, mais precisamente o Estrabismo.
 A RPG Souchard é uma técnica bastante utilizada para a correção de articulações que não estão em suas posições fisiológicas. O trabalho de Reeducação Postural Global é feito no local da lesão, atuando delicadamente sobre os olhos e sobre o comportamento cervical envolvido.
Através de sessões de RPG Souchard é possível alcançar uma melhora significativa da visão, em virtude da recuperação do paralelismo dos olhos. E em alguns casos pode haver, inclusive, a redução dos graus sobre as lentes dos óculos, trabalho que, entretanto, deve ser sempre acompanhado pelo oftalmologista.

RPG Souchard para tratamento de Asma e Bronquite

Assunto: Textos para pacientesAproveite para recomendar aos amigos: 
 
asma-bronquite-RPGComumente, a asma e a bronquite são taxadas como o mesmo problema por muitas pessoas. Mas, apesar da confusão, trata-se de duas patologias distintas que acometem a mesma região (vias respiratórias). Seus principais sintomas são muito semelhantes e é por esse motivo que muitas pessoas se equivocam na identificação de ambas as doenças.
Características da Asma e da Bronquite
A Bronquite pode ser descrita como uma inflamação das vias respiratórias superiores (brônquios), principais passagens de ar para os pulmões e, geralmente, está associada ao uso de tabaco, podendo também ser causada por infecção viral, especialmente no inverno. A Bronquite pode ser aguda ou crônica e algumas condições, como alergias, poluição do ar ou infecções podem piorar o quadro.
Os principais sintomas da Bronquite são:
- Tosse produtiva (produção de muito catarro na maior parte do  ano);
- Dores musculares e nas costas;
- Cansaço e arrepios;
- Irritação da garganta;
- Desconforto no peito;
- Ronco ou chiado no peito;
- Fadiga;
- Falta de ar.
A característica mais comum da Asma é a obstrução das vias respiratórias, trata-se de uma condição crônica mais frequente e dependendo da gravidade pode provocar um déficit de crescimento. O pulmão de um asmático é bem diferente de um pulmão saudável, os brônquios parecem mais sensíveis e inflamados. E, segundo a OMS, estima-se que cerca de 10% da população, no Brasil, sofra com o problema.
Substâncias e agentes alergênicos, como ácaros, poluição, mofo, poeira, fumaça de cigarro, pelos de animais, pólen e substâncias químicas constituem causas importantes para a manifestação de uma crise de asma. A alergia a alguns alimentos, como ovos, trigo, soja, crustáceos, amendoins e peixe, bem como a aditivos ou conservantes acrescentados a certos alimentos industrializados, também pode causar crises asmáticas. Pessoas com obesidade, histórico familiar e refluxo gastroesofágico têm uma maior predisposição a desenvolver a Asma.
Entre os sintomas mais comuns da Asma estão:
- Deficiência respiratória que pode piorar com exercícios ou atividades;
- Tosse seca;
- Respiração ofegante;
- Aperto no tórax;
- Ansiedade em virtude da deficiência respiratória;
- Dor no peito.

asma-tratamento-RPG

Tratamento para Asma e Bronquite com a RPG Souchard
A respiração é um ato natural e automático, mas raramente paramos para perceber que estamos respirando. Pessoas com problemas respiratórios, como a Asma e a Bronquite, respiram de modo incorreto.
Respirar corretamente é relaxar a musculatura superior do tórax e contrair o diafragma. No caso de pacientes com afecções respiratórias, o uso incorreto do diafragma provoca um desequilíbrio da musculatura acessória, causando a desarmonia das linhas torácicas que sofrerá deformidades com o passar dos anos, podendo causar escoliose (desvio lateral da coluna), postura cifótica (corcunda), hiperlordose (aumento da curvatura da região lombar), etc. Essas alterações podem influenciar diretamente na respiração.
RPG Souchard é uma ótima aliada para o tratamento de pacientes com essas patologias. A técnica de fisioterapia analisa o corpo como um todo, globalmente e não somente a região específica que está desalinhada. Através de exercícios de alongamento, a RPG Souchard promove o fortalecimento e a elasticidade da musculatura, corrigindo também o desequilíbrio muscular. Dentre os procedimentos realizados estão a reeducação postural e respiratória, a desobstrução, a reexpansão pulmonar, além de orientações médicas ao paciente acerca de atividades domiciliares e da vida cotidiana.

Conheça mais sobre a RPG Souchard.
O trabalho de reeducação postural corrige e previne alterações do tórax e da coluna vertebral, como escolioses, por exemplo. O exercício com posturas ativas em alongamento é capaz de devolver força, flexibilidade e comprimento aos músculos rígidos e dolorosos e através da correção do desequilíbrio muscular, a RPG Souchard promove um alinhamento maior das curvas fisiológicas da coluna vertebral.