sábado, 24 de janeiro de 2015

Pilates no auxílio da perda de peso.

A concepção do Pilates, na década de 1920, por Joseph Pilates, tinha como objetivo integrar corpo, mente e espírito por meio de um exercício vigoroso e alcançar uma vida mais plena e feliz. A partir desta máxima, diversos adeptos foram descobrindo na atividade outros benefícios inerentes ao físico, como um corpo mais esculpido, tonificado e em forma – o que leva muitos novos alunos à procura da modalidade nas academias todos os dias. Entretanto, segundo Selma França, especialista em clínica de dor e educadora da Physio Pilates, o método é bem abrangente e, dependendo de um conjunto de coisas, pode servir como aliado para diversos objetivos que ajudarão você a, inclusive, emagrecer. “Como todas atividades físicas, o Pilates gera um gasto calórico, o que leva a diminuição de gordura corporal. Porém, é uma atividade com benefícios muito maiores. Ela está voltada à melhor circulação do sangue, oxigenação e aumento da capacidade vital”, explica. “Dependendo do metabolismo e de outros cuidados, como uma alimentação regrada, frequência e disciplina, certamente a atividade proporcionará uma mudança visível da massa gorda pela magra”, revela.
Quando associada a outras práticas, o favorecimento corporal torna-se ainda maior. “O Pilates cumpre a função de preencher lacunas deixadas por outros esportes, ou seja, quando associado a outras práticas, potencializa resultados de maneira extraordinária. Aliar à corrida, por exemplo, ajuda a preparar a pessoa para uma demanda grande de impacto nas articulações, minimiza lesões, além, é claro, de facilitar na perda de peso”, comenta a Selma. “Mas é importante destacar que um plano adequado e a maior frequência em qualquer atividade física que irá fazer com que o seu corpo se modifique”, complementa.
A regularidade do exercício deve ser medido por meio de avaliação de pessoa para pessoa, mas é fundamental ter em mente que a frequência é de extrema importância. “A individualidade biológica e a especificidade é essencial de ser analisado, mas normalmente, três vezes por semana intercalada promove grandes resultados ao individuo”, explica Selma. Portanto, a orientação de profissionais especializados não deve ser deixado de lado na hora de apostar em um programa de exercícios, especialmente com demandas específicas, como a de emagrecimento.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CRIOLIPOLISE POR MARIANA NEGRÃO.

A criolipólise é uma técnica conhecida popularmente como a técnica que congela gordura. É uma técnica relativamente nova e que vem lotando as clínicas de estética. É uma técnica não invasiva de redução de gordura localizada através do resfriamento controlado e localizado que promove uma paniculite localizada e modulação da gordura (Avram et al, 2009)

 A técnica surgiu em 2008 mas só se tornou disponível apos pesquisas em 2012. Surgiu após cientistas de Harvard observarem uma patologia chamada paniculite do picolé, onde se nota uma diminuição do volume dos lábios em consequência do consumo frequente de picolés (e alimento gelados) em crianças, os estudiosos começaram a perceber que as células adiposas seriam mais sensíveis ao frio e iniciaram-se as pesquisas nesse sentido. 

(sydey et al 2009) Exame in vitro da resposta dos adipócitos ao frio demonstrou que o  resfriamento dos adipócitos a temperaturas acima do congelamento,  porém, abaixo da temperatura corporal normal resulta em apoptose  mediada por morte celular, o que sugere que criolipólise produz uma  lesão apoptótica no tecido adiposo após a exposição do tecido ao frio  por um período de 30 a 60 minutos. Além disso, a resposta inflamatória  subseqüente pode causar dano adicional aos adipócitos não imediatamente afetados pela a exposição  ao frio (Coleman et a.,2009; Mulholland, Paul, Chalfoun, 2011)

 Avram & Harry (2009)  citam que existem evidências concretas que apontam para um processo inflamatório das células adiposas e sua consequente morte por apoptose (uma autodestruição celular ordenada) que surge em decorrência da exposição prolongada a baixas temperaturas e dessa forma seria possível uma redução na camada adiposa. A apoptose das células gordurosas (adipócitos) é iniciada quando essas células são resfriadas a temperaturas de 0°C!  É necessária uma maquina que consiga promover esse resfriamento controlado. Segundo alguns fabricantes os equipamentos podem chegar a -10 graus para promover a resposta adequada. 

Avram & Harry (2009) concluem que apesar dos mecanismos de ação ainda não estarem esclarecidos completamente a técnica é segura e eficaz. Urzdo et al realizaram uma revisão bibliográfica sobre a criolipolise e concluem que são necessários novos estudos para elucidar o mecanismo de ação da técnica mas que a maioria dos autores relata uma diminuição de 20 a 26% de gordura em uma única sessão do equipamento em pacientes não obesos.
Texto do site:http://perolasdaestetica.com.br/2014/07/01/criolipolise-e-suas-perolas/